sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Hoje é sexta-feira

Estava lendo uma matéria na Boa Forma que fala sobre um problema que acontece direto comigo, Prisão de Ventre, nossa como isso me maltrata, doi muito. Meu intestino era pessimo, pois agora com a RA esta um beleza, ainda não chega ser um relogio, mas estamos caminhando para isso.
Segue a materia para quem sofre desse mal :


Prisão de ventre? Tire suas dúvidas
O assunto não é dos mais glamourosos, mas não dá para fugir dele. Afinal, nove entre dez mulheres se queixam do intestino preso, que mexe com nosso humor e até com a nossa pele. Mas ninguém precisa virar refém desse problema. Entenda como funciona (e aprenda a domar) seu intestino e declare a sua lei do ventre livre

O certo é ir ao banheiro todo dia?
Não necessariamente. “Cada organismo funciona de acordo com a qualidade e a quantidade de alimentos ingeridos”, fala o gastroenterologista Caio Coelho, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. “Há pessoas que vão ao banheiro três vezes por dia e outras três vezes por semana. Os dois casos são normais.” O termômetro deve ser o bem-estar (se você não fica à beira de um ataque de nervos depois de dois ou três dias longe do vaso, tudo bem) e o hábito (se você sempre funcionou todo dia e passa a ir ao banheiro a cada três dias – ou vice-versa –, fique atenta).

Tomar laxante ajuda a destravar?
A função desses produtos é aumentar o bolo fecal e incentivar os movimentos peristálticos (que empurram o bolo para fora), mas o problema é que a maioria deles destrava o intestino à força e irrita a parede do órgão. O gastroenterologista Arnaldo Ganc, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), acrescenta que os laxantes, naturais ou não, têm prazo de validade. “Usados de modo contínuo, eles condicionam o corpo a só funcionar à base deles e, com o tempo, param de fazer efeito.”

O que eu como tem influência no ritmo do meu intestino?

Sim. As fezes são resíduos de alimentos ingeridos e não absorvidos somados à ação de bactérias boas da flora intestinal. “Comer alimentos ricos em fibras (verduras, frutas com casca e bagaço e cereais integrais), que puxam água para dentro do intestino, aumenta o bolo fecal e facilita os movimentos peristálticos”, recomenda a nutróloga Mercedes Granja, de São Paulo. Os iogurtes que prometem regularizar o intestino funcionam, pois têm probióticos, bactérias que ajudam a equilibrar a flora intestinal. Já as proteínas animais, como carnes, ovos e derivados de leite, são pobres em fibras, por isso não contribuem.

É verdade que as mulheres sofrem mais de prisão de ventre?
Sim. Os hormônios contam – tanto é que, dependendo da fase do ciclo menstrual, algumas garotas têm o intestino mais preso ou mais solto –, mas o principal é o fator psicológico, que faz com que elas travem durante uma viagem e evitem usar o banheiro na casa do namorado. “Com o tempo, é como se o intestino desistisse de sinalizar a vontade de trabalhar, pois sabe que vai ser reprimido”, diz Arnaldo Ganc.

Fico mal-humorada quando meu intestino trava. É normal?
É, porque 90% da serotonina (responsável pela sensação de bem-estar) produzida pelo organismo vem dali. Quando o órgão não funciona direito, é natural que a produção seja prejudicada – e seu humor também.

Por que minha pele fica ruim?
Oleosidade e acne, assim como outras consequências da prisão de ventre, como enxaqueca, celulite e fadiga, têm a ver com as toxinas que deveriam ser eliminadas com as fezes, mas que permanecem no nosso organismo.

A colonterapia resolve o problema?
O método apenas realiza uma lavagem intestinal a fim de remover os restos de fezes acumulados. “Até pode contribuir para que você se sinta melhor, mas não vai regularizar o intestino dali para a frente”, diz o médico Caio Coelho.

Está certo esperar sentada no vaso até a vontade chegar?
Não, pois a posição e o esforço para evacuar podem causar hemorroidas. O ideal é que o processo seja natural: quando a vontade bater, aí, sim, você vai ao banheiro.

Espero que tenha sido ultil.
Fonte: Revista Boa Forma
.

++++++++++++++++



Ai que medo do fim de semana, ele é meu tormento!!!! Tenho medo de sair da linha, os horários são diferentes, tudo gira contra mim. Mas prometo me esforçar ao máximo.
Ontem o dia foi legal, mas como fiquei trabalhando ate as 19:00h, comi um lanche do Subway no pão integral, mas cheguei em casa as 22:00hs e não comi mais nada. Mesmo assim me senti um pouco culpada e a balança oscilou um pouco, mas como hoje é dia de academia, vou mandar isso pro espaço.

Meu café da manhã tem se resumido a pão frances e café com leite, procuro sempre fazer os lanchinhos matutinos e vespertinos.
Segue meu almoço:









Um comentário:

Anônimo disse...

Fica tranquila, amigaaaaa!
O fim de semana vai passar e eu tenho certeza que você vai se sair hiper bem!

Beijoooos!